Terça-feira, 21 Maio, 2024
Início » POLUIÇÃO AMBIENTAL NA MATOLA: Salinas em risco de encerrar

POLUIÇÃO AMBIENTAL NA MATOLA: Salinas em risco de encerrar

Por admin-sn
144 Visualizações

PELO menos oito salinas que operam na cidade da Matola, província de Maputo, correm o risco de terminar as suas actividades na sequência de uma possível contaminação das águas usadas para a extracção do sal.

O facto está associado à instalação de um projecto de produção de energia através de um navio que estará atracado no estuário, na zona da baía de Maputo, que vai produzir energia à base de óleo pesado ou gás natural, o que pode contaminar as águas e o meio ambiente.

Igualmente, segundo denúncia feita ao nosso Jornal pela Associação dos Produtores e Comerciantes de Sal naquele ponto da país, a Central Térmica de Maputo vai fornecer gás através de um gasoduto que ligará ao navio estacionado perto das salinas. O receio, segundo as nossas fontes, é que o referido projecto, que dentro de dias vai a consulta pública, também possa perigar a vida marinha. 

Segundo os denunciantes, caso as empresas encerrem as portas, mais de 600 trabalhadores ficarão no desemprego. Igualmente, conforme referiram, a paralisação da produção afectará pouco mais de três milhões de pessoas que deixarão de consumir o sal nacional, sobretudo as da zona sul do país, sendo obrigadas a importar este produto.

banner

Leia mais…

Artigos que também podes gostar

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Capa do dia