Quinta-feira, 30 Maio, 2024
Início » Academia desafiada a promover “mbira”

Academia desafiada a promover “mbira”

Por admin-sn
148 Visualizações

UMA das formas de preservar a “mbira”, um instrumento musical tradicional moçambicano, é através da sua promoção nas escolas primárias e secundárias e universidades, dotando os alunos de técnicas de produção e composição e sua importância na história e cultura do país.

Esta ideia é defendida pelo músico NBC Gás Butano (Estêvão Amisse), um dos organizadores da Festa da Mbira, evento anual que promove o instrumento através de concertos, oficinas e palestras.   

Para o músico, a academia é o melhor espaço para promover a “mbira”, dando uma base científica que vai permitir as próximas gerações aprenderem mais sobre o instrumento de forma sistemática.

© Festa da Mbira

“Algumas escolas e universidades já introduziram o ensino do instrumento, na sua maioria na província de Maputo. Isso tem despertado interesse nos estudantes que passam a tê-lo como referência,” afirmou.

banner

O ensino do instrumento foi também destacado na sétima edição da Festa da Mbira, que decorreu recentemente na Associação dos Músicos Moçambicanos, cidade de Maputo.  

“Em cada festa que realizamos anualmente observa-se que as pessoas têm interesse em aprender sobre o instrumento, a sua história e a forma como se toca. No entanto, para evitar que ele seja esquecido é necessária a sua promoção”, disse.

© Festa da Mbira

A festa inclui diversas actividades como oficinas, espectáculos musicais, exposições e debates, tendo como objectivo promover

Leia mais…

Artigos que também podes gostar

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Capa do dia