Segunda-feira, 20 Maio, 2024
Início » Nossas escolhas de 2023: DDR, Mphanda Nkuwa Água, Festival e “Mambas

Nossas escolhas de 2023: DDR, Mphanda Nkuwa Água, Festival e “Mambas

Por admin-sn
474 Visualizações

OS jornalistas do “Notícias” escolhem como acontecimento que marcou o ano que amanhã finda a conclusão, com o sucesso, do Desarmamento, Desmobilização e Reintegração (DDR) dos ex-guerrilheiros da Renamo.

O DDR, uma empreitada iniciada em 2019 sob liderança directa e pessoal do Presidente da República, Filipe Nyusi, teve como epílogo a desactivação e encerramento da última base da Renamo em Vunduzi, na Serra da Gorongosa, Sofala, outrora considerada Estado-Maior General da Renamo.

É um marco que simboliza o retorno de milhares de homens e mulheres à vida civil, numa altura em que o Governo já iniciou o pagamento de pensões aos antigos guerrilheiros.
Concretiza, por assim dizer, o objectivo que vem sendo perseguido pelo Presidente da República, nomeadamente a necessidade de reconciliação entre os moçambicanos, como condição para a paz e estabilidade do país.

Neste processo que envolve 5221 antigos guerrilheiros da Renamo e abre nova página na história do país rumo à paz efectiva, o “Notícias” reconhece também a colaboração do líder do maior partido na oposição, Ossufo Momade.

banner

Artigos que também podes gostar

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Capa do dia