Sexta-feira, 19 Abril, 2024
Início » De mais de dois mil milhões de dólares: Porto de Maputo autorizado a investimentos adicionais

De mais de dois mil milhões de dólares: Porto de Maputo autorizado a investimentos adicionais

Por Juma Capela
22 Visualizações

O Porto de Maputo tem luz verde para concretizar o seu projecto de realizar investimentos adicionais, de forma a aumentar ainda mais a sua  capacidade de manuseamento de carga, com a aprovação, esta semana pelo Governo, dos respectivos planos de negócios.

Com efeito, a concessionária do porto está autorizada fazer investimentos de 2.060 mil milhões de dólares americanos, com a apreciação positiva dos termos da Quarta Adenda ao Contrato de Concessão celebrado em Setembro de 2000 e que prorrogada a concessão por 25 anos, contados a partir de 2033.

O Porto de Maputo é de importância estratégica no comércio externo não só da região sul de Moçambique, como também de alguns países vizinhos, nomeadamente a República da África do Sul, Reino do Eswatini, Botswana e Zimbabwe.

No ano passado, por exemplo, o porto atingiu um novo patamar no manuseamento de carga diversa, com um volume recorde de 31,2 milhões de toneladas, representando um crescimento de mais de 16 por cento em relação a 2022.

banner

Do global da mercadoria manuseada, cerca de 25 milhões são minérios – crómio, ferrocrómio, magnetite, carvão, fosfato, vanádio, titânio, cobre e vermiculite, carga que chega ao…

Leia mais…

Artigos que também podes gostar

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Capa do dia