Sexta-feira, 24 Maio, 2024
Início » Elon Musk anuncia que Neuralink instalou primeiro implante cerebral

Elon Musk anuncia que Neuralink instalou primeiro implante cerebral

Por Issa Likwembe
405 Visualizações

O empresário Elon Musk anunciou esta segunda-feira que a ‘start-up’ Neuralink, da qual é co-fundador, colocou no domingo o seu primeiro implante cerebral num paciente, operação que já foi realizada por outras empresas e investigadores.

Localizada em Fremont (Califórnia), nos subúrbios de São Francisco, a Neuralink obteve ‘luz verde’ da agência para os medicamentos e alimentos dos Estados Unidos (FDA, na sigla em inglês), em Maio.

O seu implante, do tamanho de uma moeda, já foi colocado no cérebro de um macaco, que conseguiu jogar o videojogo “Pong” sem comando ou teclado.
“Os primeiros resultados mostram actividade cerebral promissora”, sublinhou Elon Musk na rede social X, sobre o implante numa pessoa.
Fundada em 2016, a Neuralink está longe de ser a primeira a instalar um implante cerebral, também chamado de interface cérebro-máquina (IMC), num ser humano.

Segundo a Lusa, em Setembro, a empresa neerlandesa Onward anunciou que estava a testar o acoplamento de um implante cerebral a outro que estimula a medula espinhal, com o objectivo de permitir que um paciente tetraplégico recuperasse a mobilidade.

banner

Já em 2019, investigadores do instituto Grenoble Clinatec apresentaram um implante que permite, uma vez instalado, a uma pessoa tetraplégica movimentar um exoesqueleto.

Leia mais…

Artigos que também podes gostar

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Capa do dia