Segunda-feira, 27 Maio, 2024
Início » Nyusi reconhece avanços e desafios na Educação

Nyusi reconhece avanços e desafios na Educação

Por Issa Likwembe
182 Visualizações

O Presidente da República, Filipe Nyusi, apontou vários avanços no sector da Educação, ainda assim, reconheceu haver ainda muitos desafios. Neste contexto, o Chefe do Estado recomendou maior empenho de todos, num cenário em que 38 por cento dos moçambicanos não sabem ler e fazer cálculos básicos, o que dificulta o acesso ao emprego e crescimento da economia, prejudicando a inclusão social.

Neste momento, segundo o Presidente da República, verifica-se abandono e insucesso escolar da rapariga e pessoas com necessidades especiais, o que exige maior esforço do sector da Educação e não só.

De igual modo, Filipe Nyusi exortou à sociedade para apoiar o movimento da realização, de 6 a 16 de Maio em Nampula, dos Jogos Desportivos Escolares. “Para além de descoberta de novos talentos, promove hábitos desportivos, estimula o conhecimento e bons hábitos nas crianças”.

O Chefe do Estado que falava há instantes, em Mafambisse, distrito de Dondo, em Sofala, na cerimónia central de abertura do ano lectivo-2024, disse haver evidências científicas que revelam que boas práticas iniciam no seio familiar e desenvolvem-se na escola. “O insucesso escolar, muitas vezes, deve-se às uniões prematuras, gravidez indesejada; consumo de drogas e outros males que afectam os adolescentes e jovens”.

banner

Leia mais…

Artigos que também podes gostar

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Capa do dia