Sexta-feira, 24 Maio, 2024
Início » ENTRE MOÇAMBIQUE E RAS: Paragem de fronteira única operacional em seis meses

ENTRE MOÇAMBIQUE E RAS: Paragem de fronteira única operacional em seis meses

Por admin-sn
471 Visualizações

ABIBO ALY, na África do Sul

A PRIMEIRA fase do projecto de operacionalização de fronteira única no posto de travessia de Ressano Garcia, que liga Moçambique e a vizinha República da África do Sul, estará operacional no primeiro semestre do ano em curso.

A informação foi avançada ontem, em Komatipoort, África de Sul, pelo secretário permanente Ambrósio Sitoe, à margem de uma reunião bilateral entre os governos de Moçambique e sul-africano, no quadro da modernização das infra-estruturas fronteiriças visando responder à actual dinâmica na logística.

“A infra-estrutura de hoje é um desafio, ela não responde à fluidez que se espera, mas quando começarmos a trabalhar no desenho e fecho do novo projecto vamos ter em conta o aprendizado da operação da paragem única piloto”, disse.

banner

Moçambique já aprovou no ano passado a entidade que deve elaborar o estudo de viabilidade, o próprio desenho e garantir o início da construção.

Neste momento o país está a preparar a legislação específica para o funcionamento da paragem única, enquanto do lado sul-africano o instrumento para o efeito já se encontra depositado no Parlamento, aguardando a sua aprovação.

Leia mais…

Artigos que também podes gostar

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Capa do dia