Terça-feira, 21 Maio, 2024
Início » Ministra Materula inaugura expo dos 100 anos de Rangel

Ministra Materula inaugura expo dos 100 anos de Rangel

Por admin-sn
360 Visualizações

A ministra da Cultura e Turismo, Eldevina Materula, inaugura hoje a exposição “Ricardo Rangel: Entregue às Paixões”, na Galeria da Associação Kulungwana, na cidade de Maputo.
A expo é inaugurada num dia em que o considerado “pai” do foto-jornalismo moçambicano completaria 100 anos.
Com a curadoria do pintor Jorge Dias e colaboração da pesquisadora brasileira Isa Bandeira, a exposição recorre ao espólio de Rangel, que faleceu em 2009, aos 85 anos, na cidade de Maputo. Descendente de uma família proveniência grega, africanae chinesa, cresceu na casa da avó, no Bairro da Malhangalene.
A sua fotografia é tida como reacionária ao sistema colonial, pelo facto de representar as injustiças a que os moçambicanos eram submetidos pelos portugueses, como racismo, mendicidade e violência física.
Entre vários prémios, Rangel foi agraciado em 1998 com o grau de Oficial da Ordem do Infante D. Henrique, de Portugal. Em 2008 recebeu um doutoramento honorário em ciências sociais por sua contribuição para a cultura moçambicana, pela Universidade Eduardo Mondlane (UEM).
Trabalhou em jornais como “Notícias da Tarde”, “Notícias”, “A Tribuna”, “Diário de Moçambique”, “Voz Africana”, “Notícias da Beira” e “Tempo”.
Rangel também fundou a Associação Fotográfica Moçambicana, da qual foi primeiro presidente.

Leia mais…

Artigos que também podes gostar

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Capa do dia