Terça-feira, 16 Julho, 2024
Início » Alerta laranja devido à seca e chuva intensa

Alerta laranja devido à seca e chuva intensa

Por admin-sn
756 Visualizações

WALTER MBENHANE

ESTÁ em vigor, desde ontem, no país, o alerta laranja, um mecanismo institucional que permite as autoridades fazerem uma monitoria mais arrojada e intervir para evitar possíveis danos decorrentes de calamidades, no caso vertente a seca, no Sul e chuvas intensas no Centro e Norte.

A decisão foi tomada ontem, em Maputo, pelo Governo durante a 5ª Sessão Ordinária do Conselho de Ministros.

Na ocasião, o porta-voz do Governo, Filimão Suaze, explicou que o alerta laranja visa desencadear mecanismos de processamento, como a activação de Centros Operativos de Emergência (COE), mobilização e movimentação de recursos materiais, humanos e financeiros necessários para locais estratégicos.

Igualmente, serão intensificadas acções de sensibilização das comunidades para abandonarem os locais de risco, entre outras actividades, até se chegar à fase de prestação de assistência propriamente dita àqueles que dela necessitarem.

Esclareceu que o Governo entende que as condições estão criadas para se decretar o alerta laranja, pois na presente época chuvosa a Zona Sul está a ser severamente assolada pela escassez de precipitação e as regiões centro e norte pelas chuvas intensas.

“Se a situação prevalecer por mais algum tempo pode haver necessidade de se fazer uma série de actividades que dependem exclusivamente da activação deste mecanismo. Na verdade nós, como Governo, queremos nos antecipar para evitar consequências desastrosas, tanto devido às chuvas intensas, como à escassez de precipitação”, disse.

Leia mais…

Artigos que também podes gostar

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Capa do dia