Quinta-feira, 30 Maio, 2024
Início » Produção pecuária cresce quatro por cento 

Produção pecuária cresce quatro por cento 

Por admin-sn
348 Visualizações

WALTER MBENHANE

O efectivo de gado bovino no país cresceu de 2.3 milhões em 2022 para 2.4 milhões de cabeças no ano passado, em resultado da intensificação do controlo do movimento de animais.

Segundo a informação apreciada ontem pela 6.ª Sessão Ordinária do Conselho de Ministros, as medidas de controlo contribuíram, ainda, na redução do roubo de gado e permitiram o crescimento da produção de carne bovina para 21.136 toneladas, um aumento de cinco por cento face ao ano anterior.

O efectivo de animais de pequena espécie é estimado em 5.7 milhões de ruminantes, dos quais 4.6 milhões de caprinos, 1.1 milhão de ovinos, 2.0 milhões de suínos e 28 milhões de galinhas landim.

banner

O Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural (MADER) tem vindo a assegurar a cobertura vacinal de 80 por cento do efectivo animal contra carbúnculo hemático, carbúnculo sintomático, dermatose nodular, febre aftosa, new castle e raiva. 

O crescimento da produção de carne resulta do abate de 148.844 bovinos, cujo peso médio nacional foi de 142 quilogramas por carcaça.

Leia mais…

Artigos que também podes gostar

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Capa do dia