Domingo, 21 Julho, 2024
Início » Saúde identifica agentes da conjuntivite hemorrágica

Saúde identifica agentes da conjuntivite hemorrágica

Por admin-sn
1,1K Visualizações

AS autoridades sanitárias acabam de identificar o adenovirus como principal agente da transmissão da conjuntivite hemorrágica, doença que assola a província de Nampula desde Fevereiro, totalizando, até segunda-feira, 3500 casos.

Segundo o Instituto Nacional de Saúde (INS), paralelamente à infecção pelo adenovirus está a co-infecção pelo enterovirus nos mesmos pacientes, numa doença com a particularidade de não ter cura específica senão a observância da higiene pessoal e colectiva para cortar a cadeia de contágio.

Sem registo de pacientes graves, morbilidade e sequelas, o surto ocorre igualmente em Uganda, Tanzania, Quénia e mais recentemente na cidade de Luanda.

Sobre o histórico da doença no país, o delegado do INS na província de Nampula, Américo Barrata, salientou que os primeiros sinais despoletaram em Fevereiro, com a ocorrência de casos de conjuntivite com hemorragia, o que demandou o início da investigação para se compreender a sua origem.

“As autoridades sanitárias de Nampula fizeram uma investigação sobre a ligação dos pacientes, nas comunidades, que culminou com a colheita de amostras para testes no laboratório do INS”, disse.

Leia mais…

Artigos que também podes gostar

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Capa do dia