As chuvas que caem desde o final da tarde de ontem, na cidade de Xai-Xai, estão a condicionar a prossecução de algumas actividades na urbe, incluindo o funcionamento do sector informal, principal fonte de renda para muitas famílias.
Com efeito, numa ronda efectuada pelo “Notícias” na manhã de hoje, junto às principais artérias da cidade constatou-se a ausência de parte dos vendedores de produtos agrícolas e manufacturados.
Na avenida Samora Machel é visível a fraca circulação de pessoas. Nas imediações do mercado central e nas ruas adjacentes a situação era idêntica.
No sector de Educação, algumas escolas privadas decidiram suspender as aulas por precaução.
Enquanto isso, as paragens registaram enchentes nas primeiras horas, devido à escassez de transportes semicolectivos de passageiros.
O Instituto Nacional de Meteorologia, em Gaza, emitiu ontem um comunicado, no qual anunciava a previsão de ocorrência de chuvas acima de 100 milímetros, em 24 horas, acompanhadas de trovoadas, devido à passagem da tempestade tropical severa Filipo.
Ainda não há dados sobre eventual transbordo dos principais rios da província, destruição de infra-estruturas ou acidentes relacionados ao fenómeno.