Sexta-feira, 12 Julho, 2024
Início » “NGATI”: Música e dança retratam terrorismo em Cabo Delgado

“NGATI”: Música e dança retratam terrorismo em Cabo Delgado

Por admin-sn
781 Visualizações

UMA expressão de solidariedade e homenagem às vítimas do terrorismo em Cabo Delgado marca o espectáculo de música e dança “Ngati”, a decorrer hoje no espaço 16 Neto, na cidade de Maputo.

A actuação a solo será apresentada pelo artista Sulmagy Nuro, tendo como foco danças e ritmos tradicionais moçambicanos, numa representação da violência e crise humanitária causada pela insurgência no Norte do país. 

Tal como sugere o título “Ngati”, que em Xichangana significa sangue, a cerimónia tem em conta as mortes causadas pelos grupos terroristas, ao mesmo tempo que clama por uma união para vencer o mal.

O evento foi inicialmente apresentado em 2020, na vizinha África do Sul, como avaliação no curso de mestrado em instrumentos musicais africanos, na Universidade do Cabo.

Sulmagy Nuro é um músico e bailarino que desde 2005 participa em vários estágios, residências de ritmos tradicionais e contemporâneos, em diferentes partes do mundo, ao mesmo tempo que trabalha como coreógrafo e professor.

É membro da Associação SocioCultural Horizonte Azul (ASCHA), Matola Music and Dance Company, assim como Kozmoz, em associação com a bailarina Fernanda Scheidegger, do Brasil. Criou também o projecto Chamanculo “C” Music & Dance Academy, que promoveu aulas e formação em dança e música para jovens em estado de vulnerabilidade.

Leia mais…

Artigos que também podes gostar

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Capa do dia