Sexta-feira, 19 Abril, 2024
Início » Novos radares entram na monitoria do tempo

Novos radares entram na monitoria do tempo

Por admin
35 Visualizações

Mais radares meteorológicos poderão entrar em funcionamento este ano no país, com o objectivo de melhorar o sistema de aviso prévio, para assegurar uma acção antecipada contra os desastres naturais.

A implantação destes equipamentos acontece no quadro do programa do Governo conhecido como “Um Distrito, Uma Estação Meteorológica”.

Com efeito, um dos radares será instalado na cidade de Xai-Xai, na província de Gaza, e o outro em Nacala, em Nampula, num custo global estimado em cinco milhões de dólares, financiados pelo Banco Africano de Desenvolvimento.

Os dados foram confirmados recentemente em Maputo pelo Ministro dos Transportes e Comunicações, Mateus Magala, a-propósito do Dia Mundial da Meteorologia.

banner

Devido à sua localização geográfica, Moçambique tem vindo a registar, nos últimos anos, eventos de tempo e clima de magnitude extrema, como cheias, secas, ciclones e tempestades que levam à perda de vidas e impactos significativamente negativos, em vários sectores-chave para o desenvolvimento, aumentando a vulnerabilidade das comunidades afectadas.

Assim, acredita-se que os equipamentos a serem instalados venham a  permitir ao país melhorar a resiliência e protecção, no âmbito da mitigação dos efeitos climáticos e evitar que os moçambicanos sejam colhidos de surpresa por algum evento meteorológico extremo.

Leia mais…

Artigos que também podes gostar

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Capa do dia