Quinta-feira, 25 Abril, 2024
Início » SEMANA PASCAL: Movimento de regresso à RAS atinge pico hoje

SEMANA PASCAL: Movimento de regresso à RAS atinge pico hoje

Por admin-sn
101 Visualizações

O movimento migratório de regresso à República da África do Sul (RAS), depois da Páscoa, poderá atingir o seu pico hoje e amanhã, quando cerca de quatro mil viajantes, entre mineiros e trabalhadores das farmas, atravessarem a fronteira de Ressano Garcia, na província de Maputo.

Até ontem, cerca de 70 mil pessoas haviam passado pelas fronteiras nacionais, sendo que a de Ressano Garcia apresenta maior movimento migratório, seguida da Ponta do Ouro, também na província de Maputo.

Rolinho Farnela, vice-Ministro do Trabalho e Segurança Social, que visitou Ressano Garcia, a maior fronteira do país, explicou que a flexibilidade que se nota neste posto é fruto do funcionamento de novos equipamentos e equipas conjuntas para responderem à demanda.

O reforço dos meios resultou das experiências dos anos anteriores em que os viajantes permaneciam muito tempo na fronteira à espera de procedimentos migratórios.

banner

O trabalho da equipa conjunta – Polícia da República de Moçambique (PRM), Migração, Alfândega, Serviço de Investigação Criminal (SERVIC), TRAC, Administração Nacional de Estradas (ANE) e ministérios da Saúde, do Trabalho, Indústria e Comércio, e Transportes e Comunicações – está a flexibilizar o movimento migratório, garantindo a livre circulação de pessoas e bens durante a Páscoa.

Farnela indicou que as nacionalidades que mais se destacaram no movimento fronteiriço por ocasião da Páscoa são a moçambicana, sul-africana, malawiana e zimbabweana.

Leia mais…

Artigos que também podes gostar

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Capa do dia