Terça-feira, 30 Abril, 2024
Início » EDITORIAL

EDITORIAL

Por admin-sn
1,7K Visualizações

A III SESSÃO Ordinária do Comité Central da Frelimo, partido que governa o país, reúne-se hoje e amanhã na Escola Central do partido, na Matola, província de Maputo.

Trata-se de um evento revestido de particular importância, visto que, a par do  debate da vida desta organização política, será analisada a actual situação política, económica e sócio-cultural do país, num ano em que serão realizadas eleições presidenciais, legislativas e das assembleias provinciais.

A reunião que hoje se inicia foi antecedida de sessões ordinárias da Comissão Política, dos conselhos nacionais da Organização da Juventude Moçambicana (OJM); Organização da Mulher Moçambicana (OMM); e Comité Nacional da Associação dos Combatentes da Luta de Libertação Nacional (ACLLN). A tónica dominante dos encontros destes órgãos foi a necessidade de se empenharem não só nas actividades políticas como também nos processos de desenvolvimento do país. A expectativa é que o Comité Central aprofunde estas e outras preocupações, que atrasam o crescimento do país.

O tema a que a sociedade não está alheia tem a ver, certamente, com o hipotético afloramento à volta do candidato deste partido às eleições presidenciais de 9 de Outubro, embora esta matéria não conste da agenda do encontro.

banner

Sendo a questão da sucessão importante, existem outros de igual destaque que o Comité Central deverá tê-los como prioritários.

Pode-se falar, por exemplo, do acesso à educação e saúde, protecção social, participação política, combate à violência e uniões prematuras.

A superação destes desafios é condição essencial para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva, onde haja consciência de que cuidar da rapariga, por exemplo, é garantir um desenvolvimento sustentável, sendo para isso vital promover a igualdade de direitos e oportunidades entre mulheres e homens. 

Outra preocupação está relacionada ao futuro da juventude. A realidade mostra avanços na promoção do progresso desta camada, mas muito há ainda por fazer no respeitante à satisfação das suas necessidades em habitação condigna, educação de qualidade, promoção de emprego, entre outras que permitem um rápido desenvolvimento humano.

Outrossim, pela sua localização geográfica, Moçambique depara-se, de forma cíclica, com eventos climáticos extremos, incluindo cheias e inundações. São fenómenos que não só destroem infra-estruturas públicas como também desabrigam famílias, para além de não raras vezes resultarem em mortes.

É igualmente importante que o Comité Central discuta as formas viáveis de garantir a segurança de pessoas e bens nas zonas afectadas pelas cheias e inundações.

O combate ao terrorismo em algumas zonas de Cabo Delgado é também outra preocupação, sobretudo num contexto em que já foi anunciada a retirada para breve do contingente militar da Missão da Comunidade de Desenvolvimento dos Países da África Austral (SAMIM). A Frelimo deve analisar medidas que encorajem as Forças de Defesa e Segurança a manterem-se firmes e determinadas na defesa da pátria, tal como o têm feito, em parceria com as tropas do Ruanda.

 São estes alguns dos desafios que preocupam os moçambicanos, que veem nesta sessão do Comité Central oportunidade de obter respostas!

Leia mais…

Artigos que também podes gostar

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Capa do dia