Quinta-feira, 30 Maio, 2024
Início » ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS: Pré-candidaturas vão ao Comité Central

ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS: Pré-candidaturas vão ao Comité Central

Por admin-sn
2,7K Visualizações

AS propostas de pré-candidaturas da Frelimo para as eleições presidenciais de 9 de Outubro vão ser submetidas ao Comité Central do partido, que voltará a reunir-se dentro de dias para a análise e tomada de decisão sobre a matéria.

Com efeito, caberá à Comissão Política do partido a missão de preparar todo o “dossier” sobre as candidaturas.

O facto foi dado a conhecer pelo presidente da Frelimo, Filipe Nyusi, ao anunciar as decisões da III Sessão Ordinária do Comité Central, realizada sexta-feira e sábado na cidade da Matola, província de Maputo.

Nyusi, que é igualmente Presidente da República, assegurou que o Comité Central, órgão mais importante do partido no intervalo entre congressos, voltará a reunir brevemente para fechar este processo, nos termos da alínea l) nº 3 do artigo 71 dos Estatutos da Frelimo.

banner

O nº 3 do artigo 71 fala sobre as competências do Comité Central e a alínea l) discrimina que compete àquele órgão apreciar e aprovar as propostas da Comissão Política referentes às candidaturas da Frelimo ou por ele apoiadas a Presidente da República.

Segundo o calendário eleitoral, os concorrentes a Presidente da República devem submeter candidaturas até Junho.

Ainda sobre o candidato presidencial da Frelimo, Nyusi disse que o Comité Central soube conduzir o debate no interesse geral, sem emoções nem impaciência.

Leia mais…

Artigos que também podes gostar

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Capa do dia