Terça-feira, 30 Abril, 2024
Início » CONFERÊNCIA DE MIOMBO: Moçambique espera obter mais fundos para florestas

CONFERÊNCIA DE MIOMBO: Moçambique espera obter mais fundos para florestas

Por Jornal Notícias
434 Visualizações

MOÇAMBIQUE espera que a realização da Conferência Internacional da Floresta do Miombo, que decorre desde ontem em Washington, nos Estados Unidos da América, resulte na alocação de mais recursos pelos parceiros para que as acções alistadas na Declaração de Maputo se concretizem.

O optimismo foi manifestado pela ministra da Terra e Ambiente, Ivete Maibaze, na véspera do arranque da Conferência de Washington, que para além de representantes dos governos de dez países da SADC signatários da Declaração de Maputo conta também com a participação da República do Congo, membros do Congresso dos EUA, parlamentares africanos, instituições financeiras, sector privado, agências parceiras, filantropos, entre outros.

A floresta do Miombo ocupa cerca de 2,7 milhões de quilómetros quadrados na África Austral e Central, sustentando mais de 300 milhões de famílias na SADC. Em Moçambique a bacia do Zambeze congrega a maior parte desta vegetação, colocando o país em segundo lugar, depois da Tanzania.

Maibaze reconhece que, tal como muitas floresta do mundo, a do Miombo também sofre devastação, daí que a conferência de Agosto de 2022, em Maputo, tenha servido para a sensibilização dos Estados-membros a contribuírem para travar a sua destruição.

banner

Leia mais…

Artigos que também podes gostar

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Capa do dia