Terça-feira, 30 Abril, 2024
Início » Fotografias narram história do “Notícias”

Fotografias narram história do “Notícias”

Por Jornal Notícias
765 Visualizações

NARRAR parte da história de um matutino prestes a completar um século de existência é o objectivo da exposição fotográfica “98 Anos a Caminho do Centenário: uma jornada fotográfica pelo Jornal Notícias”.

A mostra foi inaugurada segunda-feira, nas instalações do “Notícias”, na cidade de Maputo, e resume-se num convite para uma jornada visual, através de 98 fotografias.

Cada foto representa um pedaço do rico legado jornalístico que contribuiu para moldar a sociedade moçambicana ao longo das quase 10 décadas.

A primeira secção da mostra é intitulada “Origens” e testemunha o nascimento deste veículo de informação que se firmou no panorama da comunicação social em Moçambique.

banner

A segunda secção, “Faces Marcantes”, destaca jornalistas icónicos que deixaram a sua marca no “Notícias” ao longo dos anos. As suas fotos lembram o compromisso inabalável com a verdade, a paixão pela reportagem e o papel fundamental que desempenharam na construção da reputação do jornal.

A terceira parte, “Cobrindo Histórias”, captura momentos históricos retratados nas páginas do jornal, desde coberturas de eventos políticos, sociais, desportivos e culturais que moldaram a narrativa do país e do mundo.

Já a quarta e última secção, “Evolução Gráfica”, aborda a melhoria do design gráfico do matutino ao longo dos anos, através de imagens que destacam as mudanças nas manchetes, layout e estilo visual. É uma homenagem à criatividade e inovação, que acompanham a trajectória do jornal.

A exposição conta com a curadoria de Féling Capela e co-curadoria de Raimundo Zandamela. As fotografias foram retiradas do Arquivo da Sociedade do Notícias e o layout é de Abdul Sabão. A impressão foi feita pela SN Gráfica e as molduras pela Mold’Arte.

Leia mais…

Artigos que também podes gostar

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Capa do dia