Quarta-feira, 29 Maio, 2024
Início » Neco Novellas, Deodato Siquir e Mingas celebram Dia do Jazz na Matola

Neco Novellas, Deodato Siquir e Mingas celebram Dia do Jazz na Matola

Por Jornal Notícias
739 Visualizações

Os artistas moçambicanos Neco Novellas, Deodato Siquir e Mingas actuam a 30 de Abril no Festival de Jazz, no Centro Cultural M-Bassline, na Matola-Rio, província de Maputo. O evento enquadra-se no Dia Internacional do Jazz, celebrado a 30 de Abril.

Neco Novellas, radicado na Holanda, não actua em Moçambique há cerca de 10 anos e a sua passagem pelo país coincide com a comemoração dos 50 anos do artista. Novellas promete fazer um exercício a solo do seu último álbum – “Chasing traces” – que viaja às suas origens, combinando o afro-jazz e a marrabenta.
Deodato Siquir, por sua vez, que tem partilhado palcos da Suécia e Dinamarca, onde reside, propõe uma actuação que cruza os seus três álbuns, embora com principal incidência para o ‘Together’, sua última proposta discográfica, com sonoridades acústicas, mas arrojada, que leva ao palco um quarteto e três vozes.

Na qualidade de madrinha do evento, Mingas vai encerrar a noite com o pretexto de homenagear Chico António (já falecido), sua dupla de vários anos com ‘Baila Maria’, música vencedora do prémio Rádio France Internacional (RFI) em 1990, para além de estar a homenagear a mulher moçambicana no encerramento do seu mês.
O Festival do Jazz do M-Bassline é acompanhado de uma feira do livro e do disco e artigos de artesanato.
O Dia Internacional do Jazz foi instituído em Novembro de 2011, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) para destacar este ritmo e a sua capacidade de unir pessoas em todo o mundo.

Leia mais…

banner

Artigos que também podes gostar

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Capa do dia