Quarta-feira, 29 Maio, 2024
Início » OFICINA DE LEITURA: Crianças exploram maravilhas dos livros

OFICINA DE LEITURA: Crianças exploram maravilhas dos livros

Por Jornal Notícias
777 Visualizações

NÁGEL MUNGOI

É RESSALTADA regularmente a importância da leitura infantil como uma das bases fundamentais para o desenvolvimento integral das crianças, muitas vezes enfatizando benefícios para a memória, melhoria das habilidades na escrita e compressão de textos.

Contudo, nem sempre é fácil cativar a pequenada e despertar neles o interesse pelos livros, mesmo fazendo referência a essas vantagens. Pensando nisso, a Alcance Editores realizou quarta-feira uma oficina de leitura e compreensão textual para mostrar as crianças, de forma prática, a importância da literatura.

O evento decorreu num dos corredores do supermercado Baía Mall, cidade de Maputo, onde estiveram crianças de quatro escolas. A cerimónia foi dirigida pela educadora infantil Suzana Rita, popularmente conhecida como tia/avó Suzana.

banner

Conhecida por narrar histórias infanto-juvenis há cerca de 30 anos, no programa “Bons Sonhos”, da Televisão de Moçambique (TVM), Suzana Rita recebeu os alunos e explicou o propósito da oficina, uma actividade lúdica e educativa com vista a tornar a experiência de leitura mais atractiva e significativa.

Foi escolhido para a sessão o livro “Os Meninos, a Bola e o Macaquinho”, de Alex Dau e Yolanda Mondlane, autores que igualmente estiveram no local para apresentar a obra e interagir com os alunos em torno dos ensinamentos presentes na obra.

“Estamos numa altura em que as crianças estão mais conectadas às redes sociais, aos jogos de consola e nas telas, no geral. Muitas vezes possuem conteúdos não educativos. Por tanto, a actividade procura ensinar diversas matérias através da leitura, assim percebem a grandeza dos livros para a sua educação”, referiu Suzana Rita.

Este ensinamento foi transmitido aos petizes antes de iniciar a sessão, tanto pela anfitriã, como também pelos escritores e organizadores do evento.

Leia mais…

Artigos que também podes gostar

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Capa do dia