Quarta-feira, 29 Maio, 2024
Início » Bens essenciais estão ainda isentos do IVA

Bens essenciais estão ainda isentos do IVA

Por Jornal Notícias
855 Visualizações

PRODUTOS como arroz, milho, farinha de milho, carapau, sal iodado, batata, cebola, pão, leite, bicicletas e outros considerados essenciais continuam isentos do pagamento do Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA), conforme esclareceu o Ministro da Indústria e Comércio, Silvino Moreno.

No início deste ano, recorde-se, o Governo retirou a isenção que vinha vigorando na comercialização do óleo alimentar, açúcar e de sabões. Intervindo na Assembleia da República, Moreno elucidou que a reintrodução do IVA visou apenas os produtos industriais processados por se ter notado que o sector não respondia aos propósitos para os quais beneficiavam da medida.

A isenção do IVA no açúcar, óleo, sabões e matérias-primas, peças e equipamentos foi aprovada em 2007 com o objectivo de proteger a indústria nacional, estimular a competitividade e reduzir o impacto do preço ao consumidor final. Entretanto, segundo o ministro, na vigência da medida registou-se uma subida do custo dos produtos abrangidos no mercado, acima de 10 por cento, numa altura em que, simultaneamente, a inflação média anual esteve na ordem de 7,6 por cento.

Artigos que também podes gostar

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Capa do dia