Quarta-feira, 29 Maio, 2024
Início » PRIMEIRO TRIMESTRE: Economia estável apesar dos eventos climáticos

PRIMEIRO TRIMESTRE: Economia estável apesar dos eventos climáticos

Por Jornal Notícias
699 Visualizações

MOÇAMBIQUE registou uma estabilidade macro-económica no primeiro trimestre deste ano, apesar da ocorrência de eventos climáticos extremos, como chuvas intensas e ciclones, por um lado, e seca severa, por outro.

Esta tendência traduz-se na desaceleração da inflação média para 5,48 por cento, contra uma projecção do Plano Económico e Social e Orçamento do Estado (PESOE) de 2024, de sete por cento.

A informação foi partilhada pelo porta-voz do Governo, Inocêncio Impissa, no fim da 12ª Sessão Ordinária do Conselho de Ministros, realizada ontem em Maputo. Indicou que no mesmo período registou-se, também, um aumento das Reservas Internacionais Líquidas para um nível de cobertura de importações de bens e serviços não factoriais de 4,8 meses e uma estabilidade cambial do metical face às principais moedas de transacção.

Inocêncio Impissa, que também é vice-ministro da Administração Estatal e Função Pública, referiu que a colecta de receitas do Estado no primeiro trimestre situou-se em 73,3 mil milhões de meticais, mais de oito mil milhões em relação ao período homólogos de 2023.

banner

Artigos que também podes gostar

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Capa do dia