Segunda-feira, 24 Junho, 2024
Início » Censo eleitoral abrange 6,6 milhões de cidadãos

Censo eleitoral abrange 6,6 milhões de cidadãos

Por Jornal Notícias
821 Visualizações

ESTÃO recenseados em todo o país, 6.666.338 potenciais eleitores, no âmbito do escrutínio de 9 de Outubro. Os dados foram divulgados ontem, em Maputo, pelo porta-voz da Comissão Nacional de Eleições (CNE), Paulo Cuinica, durante o balanço da supervisão do recenseamento eleitoral de raiz, que arrancou a 1 de Março e encerra no domingo.

Cuinica explicou que o número de pessoas registadas representa uma realização de 88.96 por cento, o que é considerado positivo quando passam 37 dias depois do arranque processo (os dados referem-se até 21 de Abril). Somado aos cidadãos registados nas autárquicas está-se a falar de cerca de 15 milhões de potenciais eleitores, o correspondente a 94,99 por cento da previsão estimada.

Entretanto, ressalvou que o número partilhado não reflecte ainda a globalidades dos eleitores inscritos, uma vez haver dificuldades de comunicação com algumas brigadas, o que suscita atraso no envio dos dados estatísticos. “É uma cifra que nos devia dar alguma tranquilidade. Todavia, aos órgãos eleitorais interessa que todos os cidadãos em idade eleitoral se inscrevam para poderem exercer o seu direito de votar e/ou serem eleitos, razão pela qual o Estado tudo faz para garantir a efectivação desse direito”, sublinhou.

Artigos que também podes gostar

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Capa do dia