Dezoito localidades do distrito de Chicualacuala, na província de Gaza, não dispõem dos serviços de telefonia móvel, facto que condiciona o desenvolvimento local.Para aceder a este serviço, a população destas comunidades precisa percorrer entre 40 a 50 quilómetros a pé ou em carroças para as sedes dos postos administrativos ou para localidades vizinhas.
A população, que anseia pelo uso de telefonia móvel, aponta ainda o corte das chamadas, sinal de rede ocupada e fraco sinal de internet como outros constrangimentos que dificultam a comunicação.
De acordo com a administradora do distrito, Cacilda Banze, a falta de sinal de telefonia móvel preocupa não só a população, mas também as autoridades distritais que precisam de se manter constantemente informadas sobre a situação das comunidades e da provisão de serviços sociais.
Entretanto, sabe-se que há trabalhos em cursos junto da Direcção Provincial dos Transportes e Comunicações para persuadir as operadoras de telefonia móvel a expandirem os serviços a mais localidades, de modo a evitar que a população percorra longas distâncias para manter a comunicação.