Segunda-feira, 24 Junho, 2024
Início » Cultura moçambicana no catálogo do “Makoti” no Eswatine

Cultura moçambicana no catálogo do “Makoti” no Eswatine

Por Jornal Notícias
1,1K Visualizações

Artistas moçambicanos actuam este sábado no Festival Makoti, no vizinho Eswatini.
Há pouco tempo o colectivo Tudo da Mafalda subiu ao palco para uma apresentação de quase trinta minutos com a qual o grupo justificou por que se tem apresentado em vários países do mundo. O grupo dançou as suas próprias músicas e, do seu jeito característico, defendeu a preservação do tufo, uma manifestação tradicional originária da província de Nampula.

Fotos: Féling Capela

Ainda esta noite, Moçambique brilhará através da performance da cantora Tchakaze, que se fará acompanhar pela sua banda. Interpretará algumas das suas músicas famosas, que soam a novidade no Eswatini.
Por seu turno, a estilista Mabenna representa o país no ramo da moda, numa festa em que a participação moçambicana vai para além da parte artística.
A companhia Next Level, por exemplo, apoia a produção na montagem de som e luz, enquanto a poetiza e profissional de saúde Cecília Rodrigues Mulieca viajou à Eswatini como médica voluntária.

De cariz tradicional, o festival Makoti é uma oportunidade de intercâmbio cultural entre o Eswatini e os países convidados, entre eles Moçambique, que participa no evento pela segunda vez consecutiva. Este ano o certame apresenta temáticas especialmente viradas para a mulher.

Artigos que também podes gostar

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Capa do dia