Sexta-feira, 24 Maio, 2024
Início » Adolescentes traficados para trabalho infantil na RAS regressam a casa

Adolescentes traficados para trabalho infantil na RAS regressam a casa

Por Jornal Notícias
664 Visualizações

Pelo menos oito dos 14 adolescentes traficados no distrito de Chongoene, província de Gaza, para trabalho exploratório infantil na República da África do Sul, já regressaram para o convívio familiar.
Segundo a directora provincial do Género, Criança e Acção Social, Rosana Muataco, os oito adolescentes foram reintegrados na quarta-feira (8), sendo que as autoridades trabalham para a localização das famílias dos restantes seis.
Segundo um documento daquele ministério os adolescentes foram recrutados ilegalmente na localidade de Nhacutse, em Chongoene, por um cidadão moçambicano, motorista de uma empresa chinesa de fabrico de fogões e aquecedores a gás e eléctricos baseada na África do Sul.
A nota indica ainda que o recrutador procurava adolescentes e jovens moçambicanos preferencialmente do sexo masculino para trabalharem na referida fábrica em Joanesburgo.
Entretanto, sem avançar detalhes, a Direcção Provincial de Migração de Gaza, através do seu porta-voz, Abeldo Nhanomebe, confirmou apenas o regresso das crianças através do Posto Transfronteiriço de Ressano Garcia, na província de Maputo.
Os distritos da província de Gaza continuam epicentros do recrutamento de crianças para o trabalho infantil nas grandes cidades como Xai-Xai, Maputo, Matola e no país vizinho África do Sul.

Artigos que também podes gostar

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Capa do dia