Quarta-feira, 19 Junho, 2024
Início » RECURSOS MINERAIS: Pensa-se em banir exportação em bruto

RECURSOS MINERAIS: Pensa-se em banir exportação em bruto

Por Jornal Notícias
1,4K Visualizações

AZIZE NICASSE, em Mossuril

Não está posta de lado a hipótese de proibir a exportação de minérios em bruto, como forma de maximizar os ganhos da exploração dos recursos naturais e promover a industrialização, através do processamento local dos produtos.

Neste momento, o Ministério dos Recursos Minerais e Energia (MIREME) está a trabalhar com os principais intervenientes do sector para encontrar uma solução eficaz e conjunta, dentro do quadro normativo actual e/ou a ser aprovado.

Esta visão foi partilhada ontem pelo ministro do pelouro, Carlos Zacarias, na abertura do IX Conselho Coordenador do MIREME, que decorre no posto administrativo de Matibane, distrito de Mossuril, em Nampula.

banner

Para Zacarias, a necessidade do quadro regulatório é justificada pelo facto de a proporção de recursos processados ser muito inferior ao volume exportado em bruto, quando parte importante poderia ser utilizada localmente em benefício da população.

“Os indicadores que temos estão abaixo do desejável. Então, o que nós queremos é que daqui para o futuro essa situação seja invertida. Neste momento, estamos a trabalhar com todos os intervenientes, para que parte desse processamento aconteça aqui no país”, sublinhou.

Entretanto, reconhece que se trata de um objectivo alcançável a médio e longo prazos, por conta dos mecanismos legais que ainda devem ser criados para, por exemplo, obrigar os investidores nesta área a fazerem a transformação em Moçambique.

Foto: Arquivo

Leia mais…

Artigos que também podes gostar

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Capa do dia