Segunda-feira, 24 Junho, 2024
Início » MOÇAMBIQUE, RUANDA E TOTALENERGIES: Encontro tripartido debate Cabo Delgado

MOÇAMBIQUE, RUANDA E TOTALENERGIES: Encontro tripartido debate Cabo Delgado

Por Jornal Notícias
779 Visualizações

PAULINO CHECO, da AIM em KIGALI

NUM contexto em que as multinacionais que controlam a indústria de petróleo e gás defendem uma transição energética gradual, Moçambique, Ruanda e a TotalEnergies aprofundam as questões sobre segurança no perímetro do projecto Mozambique LNG, na Área 1 da Bacia do Rovuma, em Cabo Delgado.

Com efeito, os Presidentes Filipe Nyusi, de Moçambique; Paul Kagame, do Ruanda, e o CEO da TotalEnergies, Patrick Pouyané, reuniram-se semana finda em Kigali, para discutir o terrorismo em Cabo Delgado e o ponto de situação no Teatro Operacional Norte, olhando para o papel que as partes jogam para a segurança naquela região.

“No encontro falamos das questões de segurança na zona. Foi uma boa conversa necessária tendo em conta que o assunto é prioritário”, disse Nyusi, em conferência de imprensa de balanço da sua visita de três dias ao Ruanda, onde participou no África CEO Fórum, evento que juntou governos africanos, empresários e várias instituições financeiras.

the_ad_group(621);

Nyusi explicou que o Ruanda aparece no encontro entre o Governo moçambicano e a TotalEnergies porque tem tropas em Cabo Delgado, desde 2021 e uma das suas áreas de actuação é Palma, concretamente junto à base logística de Afungi, para garantir segurança ao projecto Mozambique LNG.

Leia mais…

Artigos que também podes gostar

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Capa do dia