Domingo, 23 Junho, 2024
Início » Limpopo supera meta de produção de arroz

Limpopo supera meta de produção de arroz

Por Jornal Notícias
820 Visualizações

O distrito de Limpopo, na província de Gaza, espera colher na presente campanha agrária 2023/2024, 19 mil toneladas de arroz, quantidade que supera a meta inicialmente prevista, que era de 14 mil toneladas.
As projecções resultam da resposta positiva dos produtores aos apelos feitos pelo Governo para tirarem maior partidos das potencialidades agro-ecológicas existentes visando incrementar a produção e reduzir progressivamente a dependência de outros mercados.

Trata-se de excedente dos pequenos e grandes produtores daquele cereal e que desenvolvem as suas actividades ao longo das zonas baixas da bacia do Limpopo, que para esta campanha, semearam uma área de 2.300 hectares.
O administrador do distrito de Limpopo, Virgílio Muchanga, que facultou a informação, aquando da visita efectuada há dias, pela governadora de Gaza, Margarida Mapandzene, explicou que, neste momento, os pequenos produtores ainda não iniciaram a ceifa por falta de máquinas, estando, entretanto, a concluir processo similar, na empresa Wambao
Mapandzene, que percorreu alguns campos onde decorre a colheita do cereal, mostrou-se satisfeita com o que viu.

Por conta disso, assegurou que o Conselho Executivo Provincial (CEP), vai continuar a apoiar os produtores agrícolas com vista a ser reduzir as importações, gerar emprego, contribuir para a diversificação da economia, criar riqueza, integração da população no processo produtivo e atingir a segurança alimentar sustentável com recurso à produção interna.
Mapandzene fez saber ainda, que decorre no regadio de Limpopo, processo de introdução de uma nova variedade de semente de arroz, de ciclo curto (seis meses), o que vai permitir a realização de duas colheitas por ano.
“Na primeira campanha, com duração de seis meses, serão colhidas em cada hectare, cerca de 10 toneladas de arroz. Depois da colheita, as mesmas plantas, que não serão cortadas, poderão produzir mais 06 toneladas, totalizando 16 toneladas por hectare”-explicou Mapandzene.

Leia mais…

the_ad_group(621);

Artigos que também podes gostar

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Capa do dia