Segunda-feira, 24 Junho, 2024
Início » Benefícios do quiabo para a saúde

Benefícios do quiabo para a saúde

Por Jornal Notícias
872 Visualizações

O quiabo é um vegetal nativo da África e amplamente cultivado e consumido em várias regiões do mundo, devido às suas propriedades nutricionais que incluem vitaminas, minerais e fibras, o que confere destaque na mesa dieta saudável e equilibrada.
O alimento destaca-se no controlo da glicémia, pois as suas fibras ajudam a regular o açúcar no sangue, sendo benéficas para pessoas com diabetes.
Para a saúde óssea, o quiabo é rico em vitamina K, que fortalece os ossos e previne fracturas, além de conter minerais essenciais como cálcio, ferro, fósforo e cobre.
O consumo do quiabo melhora a visão porque é rico em vitamina A que previne problemas oculares como a degeneração macular.
Actua na prevenção de problemas cardíacos, porque suas fibras reduzem o colesterol e triglicérides, enquanto o potássio controla a pressão arterial, diminuindo o risco de doenças cardíacas. Os polifenóis presentes no quiabo também melhoram a saúde do coração.
Potencial anticâncer: A lectina presente no quiabo pode reduzir o risco de crescimento de células cancerosas, mostrando eficácia contra o câncer de mama.
Proteção cardiovascular: pesquisas indicam que o consumo de alimentos ricos em polifenóis, como o quiabo, está associado a um menor risco de doenças cardíacas, devido à sua capacidade de reduzir coágulos sanguíneos e danos oxidativos.
UOL

Leia mais…

Artigos que também podes gostar

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Capa do dia