Quarta-feira, 19 Junho, 2024
Início » A PARTIR DESTE MÊS: Moçambique na zona de comércio livre africana

A PARTIR DESTE MÊS: Moçambique na zona de comércio livre africana

Por Jornal Notícias
778 Visualizações

MOÇAMBIQUE vai entrar, oficialmente, a partir deste mês, na Zona de Comércio Livre Continental Africano, uma medida que se espera venha a dinamizar ainda mais a economia nacional.

Internamente, perspectiva-se o crescimento da produção nas suas variadas áreas, maximização de oportunidades de negócios e aumento de importações e exportações regionais, o que irá facilitar o acesso a insumos.

Esta adesão poderá, ainda, contribuir para a redução do custo dos bens de consumo, aumento de oportunidades de emprego, através do incremento do Investimento Directo Estrangeiro, para além do estabelecimento de cadeias de valor regionais.

Com efeito, Silvino Moreno, ministro da Indústria e Comércio, considera crucial a participação do sector privado neste processo, razão pela qual exortou-o a explorar todas as oportunidades que a adesão a esta plataforma promete criar.

banner

“No próximo mês vamos entrar, efectivamente, na Zona de Comércio Livre Continental Africano e queremos que o sector privado se aproprie desta oportunidade”, apelou o governante.

Entretanto, o ministro reconheceu que o país adere a esta zona com algumas deficiências na sua capacidade de fazer negócios. Assim, considerou haver necessidade de buscar-se, numa primeira fase, uma melhor compreensão dos processos e metodologias de modo a tirar melhor proveito deste modelo.

Leia mais…

Artigos que também podes gostar

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Capa do dia