Domingo, 23 Junho, 2024
Início » QUALIFICAÇÃO PARA O MUNDIAL-2026: Moçambique num duelo inédito hoje com Somália

QUALIFICAÇÃO PARA O MUNDIAL-2026: Moçambique num duelo inédito hoje com Somália

Por Juma Capela
2,6K Visualizações

A SELECÇÃO Nacional de Futebol mede forças esta tarde (15h00), no Estádio Nacional do Zimpeto, com a sua congénere da Somália, em partida da terceira jornada do Grupo “G” de qualificação para o Mundial-2026, a ter lugar simultaneamente nos Estados Unidos da América, México e Canadá.

Será o primeiro embate de sempre, pelo menos em jogos oficiais, entre Moçambique e a Somália, selecções que ocupam o quinto e sexto lugares do Grupo “C”, com três e zero pontos, respectivamente. Os “Mambas” são obrigados a vencer hoje para viajarem tranquilos ao Marrocos onde, segunda-feira, medem forças com a Guiné Conacri, um adversário bastante complicado, que se exibiu em bom plano no último CAN, que teve lugar na Costa do Marfim, no início do ano.

Para estes dois desafios, o seleccionador nacional, Chiquinho Conde, chamou 25 jogadores, entre os que militam internamente e no estrangeiro, sendo que para hoje a grande incógnita é a utilização de Geny Catamo, um dos melhores jogadores moçambicanos da actualidade, com dores na zona da coluna, uma lesão contraída na final da Taça de Portugal, entre o seu Sporting e o FC Porto, a 26 de Maio. Os restantes jogadores estão aptos e a palavra de ordem é vencer.

Em caso de triunfo, os “Mambas” passarão a somar seis pontos e juntar-se-ão ao pelotão da frente. Nas duas primeiras rondas, Moçambique foi ao Botswana ganhar por 3-2 e depois perdeu em casa (0-2) frente à Argélia, que lidera o grupo.

the_ad_group(621);

Ao Mundial-2026, apenas apuram-se directamente os vencedores dos nove grupos da zona africana. Os quatro melhores segundo classificados vão a um “play-off” que qualifica o representante africano na repescagem intercontinental. O Mundial-2026 será disputado por 48 selecções, sendo que África terá, no mínimo, nove representantes e, no máximo, dez.

Leia mais…

Artigos que também podes gostar

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Capa do dia