Núcleos de combate ao consumo de drogas serão criados nas escolas secundárias de Dondo, num projecto que decorre em coordenação com o Comando Distrital da PRM, Serviço Nacional de Investigação Criminal (SERNIC), Procuradoria e outras entidades interessadas.
A par da constituição dos núcleos decorre a capacitação de professores pré-seleccionados nas escolas do nível secundário sobre o impacto nefasto do consumo de droga.
A administradora do distrito de Dondo, Maria Bernadete Roque, disse, sobre o processo em curso, que se constatou que há um consumo bastante significativo de drogas e bebidas alcoólicas nas escolas secundárias de Mafambisse, Dondo-sede e de Macharrote.
A chefe do executivo de Dondo frisou que alguns alunos destas escolas perderam o ano electivo e outros foram parar na barra do tribunal devido ao consumo de estupefacientes.
“Mesmo nas escolas primárias e completas acreditamos que temos de intervir na criação de núcleos para o combate àcirculação e consumo de drogas. O mal é tão grande que há alunos a abandonarem os estudos e outros que ficam dementes”, lamentou Maria Bernadete.
Acrescentou que o envolvimento de várias entidades nesta demanda, nomeadamente autoridades policiais e de investigação, Procuradoria, entre outros, visa, em última instância, concertar esforços para se debelar este mal, que afecta maioritariamente jovens em idade escolar.