A PUGILISTA internacional moçambicana, Alcinda dos Santos, regressa esta noite ao ringue do Arena Paris Norte para medir forças com a chinesa Liu Chang, nos oitavos-de-final do torneio de boxe Jogos Olímpicos-2024, que decorrem na capital francesa.
Teste de fogo para a moçambicana, que irá enfrentar a campeã do mundo da categoria dos 66Kg e uma das candidatas à medalha de ouro nesta Olimpíada.
Mas, conforme deixou claro na antevisão, Alcinda promete dar tudo no ringue para sair novamente vitoriosa, depois do categórico triunfo (5-0) de domingo diante da eslovaca Jéssica Triebelova.
À segunda presença em Jogos Olímpicos, depois do Tóquio-2020, a pugilista moçambicana procura a sua primeira medalha nesta competição planetária e para tal precisa ganhar hoje e nos quartos-de-final.
Entretanto, na noite de ontem, Tiago Muxanga, na divisão dos 71Kg, foi eliminado nos “oitavos” após perder com o mexicano Marco Verde, por 3-2.
Foi um combate intenso, com o moçambicano melhor no segundo dos três assaltos da contenda.
Muxanga, também conhecido por “Leão da paz” nos meandros desportivos, sai de Paris de cabeça erguida, até porque venceu um combate, o dos 16 avos-de-final, no domingo frente ao alemão Magomed Schachidov.
Ontem, enfrentou um adversário forte e experiente, medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de 2023.
Aos 23 anos, em Paris, Tiago Muxanga cumpria com a sua primeira Olimpíada da carreira.