O CONSELHO Municipal da Matola prevê abranger, este ano, mais de quatro mil proprietários de parcelas e habitações nas campanhas de regularização massiva de títulos de Direito de Uso e Aproveitamento da Terra (DUAT).
A atribuição dos títulos visa garantir a segurança na posse de terra, evitar a usurpação e conflitos que se verificam em alguns bairros da autarquia.
O vereador do Planeamento Territorial e Urbanização, Aurélio Salomão, disse que, após as manifestações, viu-se a necessidade de mapear os talhões ociosos, propriedades públicas e privadas, para garantir a entrega célere dos DUAT aos legítimos proprietários.
“Este ano o cenário será totalmente diferente na entrega massiva de títulos. Estaremos mais atentos aos desmandos de munícipes para evitar construções em propriedades alheias e divisões de terrenos”, explicou.
Salomão acrescentou que o cerco será apertado ainda para o processo de regularização de obras e construções em locais impróprios, para permitir um ordenamento territorial mais flexível nos bairros.
Exortou aos munícipes a denunciarem a usurpação de terras, corrupção e obras irregulares, bem como a aproximarem-se às autoridades para regularizarem as suas parcelas.
Foto: Arquivo