Quinta-feira, 1 Maio, 2025
Início » Colecção Crescente reflecte sobre o tempo

Colecção Crescente reflecte sobre o tempo

Por Jornal Notícias
570 Visualizações

PROPOR uma reflexão poética e visual sobre o tempo enquanto matéria, pensamento e experiência sensível é o mote da “Colecção Crescente 2025”, uma exposição colectiva de artes visuais organizada anualmente pela associação Kulungwana.

Com a sua 15. ª edição, a ser inaugurada a 24 de Abril, na galeria da Kulungwana, na cidade de Maputo, a “Colecção Crescente” reafirma-se como um espaço essencial de visibilidade, experimentação e consagração da arte contemporânea moçambicana. Ao longo dos anos, esta iniciativa já revelou mais de duas mil obras e impulsionou o trabalho de mais de uma centena de artistas, emergentes e consagrados, oriundos de diversas regiões do país.

A curadoria da mostra é assinada por Mieke Oldenburg, que, a partir da escuta e do diálogo com os artistas participantes, constrói uma narrativa expositiva que cruza dimensões íntimas e colectivas.

O texto de apresentação da exposição inclui ainda palavras do escritor Nelson Saúte, cuja sensibilidade literária convida o apreciador a contemplar o tempo como um enigma que atravessa a condição humana e o gesto artístico.

A “Colecção Crescente 2025” estará patente ao público até 21 de Junho, e contará com a habitual atribuição do Prémio Futuro Melhor, com o apoio da Hollard Moçambique, que distingue três artistas, com base na originalidade, técnica e relevância conceptual das suas obras. Conta ainda com o auxílio da Embaixada Real da Noruega.

Leia mais…

Artigos que também podes gostar

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Capa do dia