Sábado, 3 Maio, 2025
Início » Mulheres pedem inclusão no diálogo político

Mulheres pedem inclusão no diálogo político

Por Jornal Notícias
336 Visualizações

O Presidente da República, Daniel Chapo, concedeu hoje uma audiência a membros do Fórum Mulher, uma rede nacional da sociedade civil que promove os direitos das mulheres, durante a qual foram debatidas preocupações ligadas à participação feminina no processo de diálogo pós-eleitoral e à defesa dos direitos humanos das mulheres em Moçambique.
A delegação foi liderada pela presidente do fórum, Rafa Machava, que classificou o encontro como “positivo, acolhedor e promissor”.
“Nós pedimos este encontro com o Presidente da República porque tínhamos preocupações a expôr e fomos bem recebidos”, afirmou Machava, sublinhando que o ambiente foi marcado por abertura e disponibilidade para ouvir todas as intervenções das representantes da agremiação.
Durante o encontro, o Fórum Mulher apresentou como principal reivindicação a inclusão efectiva das mulheres nas estruturas e mecanismos de diálogo nacional, especialmente no contexto pós eleitoral.
“Nós, as mulheres filiadas em todo o país ao Fórum Mulher queremos ser parte integrantes da inclusão na questão do diálogo pós-eleitoral”, frisou a dirigente.
Segundo Rafa Machava, Daniel Chapo mostrou-se receptivo às preocupações colocadas, destacando a sua confiança na capacidade das mulheres moçambicanas.
“O Chefe de Estado acolheu com entusiasmo e com gratidão, e disse muito mais ainda, que ele tem muita confiança nas mulheres […]”, relatou.
Apesar de reconhecer os avanços, a líder feminista alertou que ainda há muito por fazer em matéria de representação feminina em cargos de decisão. “Nós também dissemos que não basta termos só a Primeira-Ministra, não basta ter só a presidente da Assembleia da República, precisamos de mais mulheres com legitimidade para estarem nos lugares de tomar determinada decisão”, defendeu.
O Fórum lembrou ainda que Moçambique já conheceu momentos mais equilibrados em termos de paridade de género na composição do Governo. “Nós já tínhamos chegado a uma fase em que tínhamos 50 por cento de ministros do Governo mulheres e recuámos”, lamentou.

Leia mais…

Artigos que também podes gostar

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Capa do dia