Terça-feira, 6 Maio, 2025
Início » Governo reduz tarifas de portagens

Governo reduz tarifas de portagens

Por Jornal Notícias
417 Visualizações

ELIAS NHACA

Retoma oficialmente a 15 de Maio a cobrança de taxas de portagem no país, medida a ser acompanhada pela redução das respectivas tarifas em proporções ainda por definir.
A decisão é do Governo, depois dos consensos alcançados com as empresas concessionárias, segundo a informação prestada ontem pelo ministro dos Transportes e Logística, João Matlombe, durante uma visita à empresa Rede Viária de Moçambique (REVIMO).
“O Conselho de Ministros tomou a decisão e instruiu a REVIMO, Trac e todas as outras concessionárias, incluindo o Fundo de Estradas, a reporem os equipamentos de portagem por forma a reiniciar a cobrança no dia 15 deste mês”, disse, explicando que as novas tabelas serão comunicada nos próximos dias.
“Face à situação económica em que nos encontramos, com toda a destruição que acompanhámos, o Governo tomou a decisão de rever em baixa as tarifas de portagem em todo o país, incluindo a N6, para beneficiar sobretudo o transporte público de passageiros”, disse.
Adiantou que a revisão das tarifas atenderá às especificidades das quatro concessionárias, que vinham praticando preços não uniformizados.
Ademais, neste exercício, busca-se respeitar os contratos das empresas, com vista a assegurar a recuperação do investimento aplicado.
Entretanto, referiu o ministro, a queda do custo não vai abranger os transportes de carga, com o fundamento de que estes têm natureza comercial, cuja tarifa é reflectida no bolso do consumidor.
Entretanto, de acordo com o ministro, a medida não é conclusiva, razão pela qual o Governo vai continuar a monitorar a situação até o final do ano em curso, acompanhando o crescimento da economia e o aumento do poder de compra dos cidadãos, para que ao longo deste período decida se há ou não condições para voltar às tarifas anteriores tarifas das portagens.
A decisão do reajuste acontece depois das manifestações pós-eleitorais, que resultaram em movimentos de recusa dos automobilistas de pagar as taxas, o que culminou também na destruição de equipamentos e estradas.

Artigos que também podes gostar

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Capa do dia