Terça-feira, 6 Maio, 2025
Início » Registadas 32 violações a Liberdade de Imprensa em 2024

Registadas 32 violações a Liberdade de Imprensa em 2024

Por Jornal Notícias
247 Visualizações

O MISA anunciou hoje o registo de 32 casos ligados às violações contra a Liberdade de Imprensa durante o ano de 2024, sendo 22 casos ligados às eleições gerais, indica o relatório sobre o Estado da Liberdade de Imprensa e da desinformação em Moçambique-2024.
O documento apresentado hoje em Maputo, refere que as violações incluem corte de internet, ameaças aos profissionais da comunicação social, violações físicas, intimidação, confisco de material, baleamentos, expulsão (envolvendo jornalistas internacionais), um desaparecimento, entre outros, registados em todas as províncias do país, sobretudo com a paralisação intencional de internet nos dias 25 e 30 de Outubro de 2024.
A desinformação também seguiu a mesma tendência, tendo sido muito usada como instrumento visando tirar proveitos eleitoralistas.
O MISA afirma ainda no seu relatório ter registado em 2023, 28 casos de violações contra a Liberdade de Imprensa, dos quais 11 estão ligados às eleições autárquicas.
Os casos foram registados nas províncias de Maputo, Sofala e Zambézia onde muitos jornalistas sofreram vários tipos de violações como forma de impedir o seu trabalho, com destaque para agressão física, condicionamento para cobertura, ameaças, intimidações, apoderamento de material e entre outros.

Leia mais…

Artigos que também podes gostar

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Capa do dia