Quarta-feira, 14 Maio, 2025
Início » CTA: Voto sobre inclusão de Massingue vai evitar impugnação

CTA: Voto sobre inclusão de Massingue vai evitar impugnação

Por Jornal Notícias
250 Visualizações

Um dos vice-presidentes da Direção cessante da Confederação das Associações Económicas (CTA) afirmou que o Conselho Directivo é favorável à votação, em Assembleia-Geral, sobre a inclusão ou não da lista da Câmara de Comércio de Moçambique (CCM) no processo eleitoral.
Segundo referiu, esta será a única via para prevenir uma eventual impugnação dos resultados por parte das listas perdedoras, garantindo, no entanto, que a eleição do novo presidente terá lugar ainda hoje.
Desta forma, a Assembleia-Geral deverá, numa primeira instância, pronunciar-se sobre a candidatura encabeçada pelo empresário Álvaro Massingue, acusado de custear as quotas de 34 associações com o propósito de assegurar o seu apoio.
Apenas após esta deliberação estarão reunidas as condições para a eleição do novo presidente da maior organização empresarial do país — entidade que se encontra envolvida em diversos processos judiciais na organização dessas eleições.
Paralelamente, a fonte falou sobre a prestação de contas da CTA, sublinhando que esta é auditada por uma empresa independente, pelo que tal responsabilidade não recai, estritamente, sobre o Conselho de Administração e pode ser feita a qualquer momento.
A Assembleia-Geral, que decorre numa unidade hoteleira da cidade de Maputo, é antecedida por um pedido da CCM para a detenção de Lino Mondlane, Luís Zandamela e Baptista Macuvele — presidente e vogais, respectivamente — por alegado incumprimento de decisões judiciais.

Leia mais…

Artigos que também podes gostar

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Capa do dia