UM total de 411 candidatos ao curso de licenciatura em Medicina na Universidade Lúrio (UniLúrio) deverá realizar exames de admissão adicionais, na sequência de uma fraude massiva registada durante o período normal de realização para o ano lectivo de 2025. Os exames serão realizadas no dia 24 do mês em curso.
A decisão foi tomada pelo Conselho Universitário da UniLúrio, de modo a salvaguardar a integridade e transparência do processo de admissão naquela instituição de Ensino Superior, segundo um comunicado da instituição.
A decisão é resultado da constatação da ocorrência de fraude, caracterizada pelas notas dos exames de Química I e Biologia I para admissão ao curso de licenciatura em Medicina, as quais foram, particularmente, altas e iguais.
O Conselho Universitário da UniLúrio decidiu igualmente suspender as notas e as matrículas dos candidatos ao curso em referência e estabelecer a obrigatoriedade de todos os afectados realizarem o exame adicional no sentido de serem elegíveis à validação do exame de admissão ao curso.
A medida incide sobre os candidatos que obtiveram médias iguais ou superiores a 10 valores nos exames de Biologia I e Química I. O exame adicional é integrado, de respostas de múltipla escolha, baseado sobre as mesmas matérias e termos de realização do exame de admissão para o ano lectivo 2025.
O Conselho Universitário esclarece, no documento, que validam a nota do exame de admissão ao curso de medicina na Universidade Lúrio os candidatos que obtiverem nota por disciplina e média do exame adicional igual ou superior a 10 valores.
Sublinha que após a validação da nota do exame os critérios para o apuramento e admissão serão os mesmos estabelecidos no edital de exames de admissão à Universidade Lúrio, edição 2025.


