Terça-feira, 15 Julho, 2025
Início » RUA DA MAFUREIRA: Um martírio para os munícipes de Maputo

RUA DA MAFUREIRA: Um martírio para os munícipes de Maputo

Por Jornal Notícias
324 Visualizações

Os munícipes da cidade de Maputo, particularmente do bairro do Zimpeto, enfrentam diariamente sérias dificuldades de mobilidade na chamada “rua da Mafureira”, que liga o bairro ao mercado grossista e terminal de transportes do Zimpeto.
Antes considerada uma solução viável para escapar ao intenso congestionamento na Estrada Nacional Número Um (EN1), a rua do Mabor — como é popularmente conhecida — oferecia um acesso mais rápido e eficaz, sobretudo para residentes da zona da Vila Olímpica e arredores.
Contudo, o uso intenso da via por veículos semi-colectivos degradou consideravelmente o seu estado. Actualmente, a rua de terraplanada encontra-se em condições precárias, com várias covas, transformando o que era uma facilidade em um martírio.
A situação tornou-se ainda mais crítica com o aparecimento de um fenómeno inusitado: grupos de jovens aproveitam-se das dificuldades enfrentadas pelos condutores, oferecendo ajuda para retirar veículos atolados em troca de pagamentos que variam a partir de 100 meticais, dependendo do número de pessoas envolvidas no auxílio.
Os moradores apelam às autoridades municipais para que intervenham com urgência na reabilitação da via, de modo a garantir segurança e fluidez no trânsito daquela importante via que serve de ligação a vários pontos do Grande Maputo.

Leia mais…

Artigos que também podes gostar

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Capa do dia