Terça-feira, 2 Setembro, 2025
Início » Moçambicanos instados a participar no diálogo nacional inclusivo

Moçambicanos instados a participar no diálogo nacional inclusivo

Por Jornal Notícias
397 Visualizações

Cidadãos de todo país foram encorajados a participar no Diálogo Nacional Inclusivo, cuja fase de auscultação pública nacional será lançada a 10 de Setembro, em cerimónia a realizar-se na cidade de Maputo.

O apelo foi feito hoje, na cidade de Tete, pelo secretário-geral da Frelimo, Chakil Aboobacar, explicando que é uma oportunidade de construir o Moçambique em que todos moçambicanos se sentem representados.

Abordado, na conferência de imprensa, sobre o ofício do segundo candidato mais votado nas últimas eleições enviado há dias ao Chefe do Estado, com conhecimento da Frelimo e outros partidos signatários, pedindo a integração, neste Diálogo, da força política que criou recentemente, esclareceu que a lei já por si dá espaço para que todas agremiações partidárias, e não só, participem.

“Era preciso estabelecer um critério, e foi este: partidos com assento no parlamento, nas assembleias provinciais e municipais. O acordo já saiu do nível de compromisso entre partidos. É lei aprovada pela Assembleia da República. O documento aprovado abre espaço para todos moçambicanos participarem. É um compromisso que os signatários assinaram e, em princípio, não deve haver um foro privilegiado fora do já aprovado na AR. Todos que prezam a paz e a estabilidade precisam de continuar a envolver-se colocando Moçambique acima dos interesses políticos”, concluiu.

Leia mais…

Artigos que também podes gostar

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Capa do dia