Placard
Quarta-feira, 1 Outubro, 2025
Início » PRIMEIRO SEMESTRE: Vinte e cinco idosos violentados em Nampula

PRIMEIRO SEMESTRE: Vinte e cinco idosos violentados em Nampula

Por Jornal Notícias
187 Visualizações

Pelo menos vinte e cinco idosos sofreram várias formas de violência no primeiro semestre em Nampula dentro e fora da família. Entretanto, a falta de subsídio social básico, cujo pagamento não é feito há cerca de dois anos, está a deixar muitos deles em situação de maior vulnerabilidade económica.
A violência contra idosos preocupa a Associação da Pessoa Idosa, em Nampula, que apesar de promover acções de sensibilização comunitária, manifesta indignação com a continuidade do fenómeno. A agremiação sublinha que a violência contra os idosos não se limita apenas a agressões físicas, mas também a episódios de abandono, discriminação e desrespeito dentro das próprias famílias.
Em alguns casos, foi necessária a mediação para resolver conflitos familiares, permitindo a reintegração de idosos nas suas casas, donde haviam sido afastados. Durante as celebrações, hoje, em Meconta, do Dia Internacional da Pessoa Idosa, Maria Simiome, presidente da associação, apelou ao respeito e valorização da terceira idade, acrescentando que os idosos devem ser reconhecidos como bibliotecas vivas, detentores de saberes e de experiências fundamentais para a preservação da história e da cultura das comunidades.
A ocasião serviu também como espaço para reforçar a divulgação da legislação moçambicana que protege os direitos da pessoa idosa. A associação realçou que a lei deve ser mais conhecida e aplicada, para prevenir abusos e garantir a dignidade aos idosos, principalmente nas zonas rurais, onde persistem práticas de exclusão e crenças que alimentam o estigma.

Artigos que também podes gostar

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Capa do dia