Os deputados da Assembleia da República (AR) doaram esta terça-feira 60 toneladas de produtos alimentares diversos aos deslocados de Memba, actualmente acolhidos no posto administrativo de Alua, distrito de Eráti. O donativo resulta da contribuição de um dia de salário dos 250 deputados, iniciativa que permitiu reunir mais de um milhão de meticais para a aquisição dos bens de primeira necessidade.
A entrega oficial dos produtos foi feita pela presidente do Parlamento, Margarida Talapa, na presença dos chefes das quatro bancadas parlamentares, nomeadamente Frelimo, PODEMOS, Renamo e MDM. Na ocasião, Talapa apelou à solidariedade da população de Nampula e de todos os moçambicanos, tendo sublinhado que cada contribuição é essencial para aliviar o sofrimento das famílias deslocadas. Encorajou, igualmente, a continuidade dos esforços governamentais, tanto a nível provincial como central, para combater as acções de grupos terroristas que têm perturbado a estabilidade da região.
A dirigente reiterou que os produtos entregues serão distribuídos de forma organizada para que todas as famílias recebam algum apoio nos próximos dias, reconhecendo que a ajuda disponível não é suficiente para suprir todas as necessidades.
Na ocasião, o governador de Nampula, Eduardo Abdula, revelou que a província acolhe, actualmente, mais de 15 mil famílias, correspondentes a cerca de 80 mil pessoas que fugiram da instabilidade em Memba. Apesar dos esforços de assistência, disse que o local registou, recentemente, cinco óbitos, incluindo duas crianças vítimas de desnutrição.
O governador assegurou que a situação em Memba mostra sinais de melhoria, graças ao trabalho das Forças de Defesa e Segurança, e anunciou que realizará uma visita ao distrito, nos próximos dias, para avaliar, directamente, os progressos registados.
503
Artigo anterior


