Recreio e DivulgaçãoRecreio Infanto-Juvenil TEATRO PARA INFÂNCIA: Arte responsável pelo desenvolvimento cognitivo Por Jornal Notícias Há 10 meses Criado por Jornal Notícias Há 10 meses 1,3K Visualizações Compartilhar 0FacebookTwitterPinterestEmail 1,3K NÁGEL MUNGOI O TEATRO com temáticas infanto-juvenis tem ganho cada vez mais espaço no país, principalmente nas capitais provinciais, sendo usado como uma ferramenta recreativa e de desenvolvimento das capacidades cognitivas das crianças. Nos palcos, vários grupos têm apresentado histórias significativas com temas que ressoam com a experiência e o entendimento das crianças, como amizade, família, aventura, coragem e descoberta do mundo. O teatro infanto-juvenil possui características distintas daquele voltado para o público adulto, visto que trata de uma audiência em desenvolvimento. Contribui para o desenvolvimento de habilidades sociais, emocionais e cognitivas. Nos processos de criação, incluem-se, por exemplo, elementos interactivos, onde as crianças são convidadas a participar na história, respondendo a perguntas, ajudando os personagens ou mesmo subindo ao palco em certos momentos. Neste contexto, a Escola de Comunicação e Artes da Universidade Eduardo Mondlane (ECA-UEM), na cidade de Maputo, acolheu esta semana a oficina “Dramaturgia e Criação de Espectáculos para Infância e Juventude”. A iniciativa, da Associação Internacional de Teatro para Infância e Juventude de Moçambique (ASSITEJ), teve como objectivo capacitar os fazedores de teatro com técnicas, abordagens e perspectivas dramáticas modernas na criação de espectáculos para o público infanto-juvenil. Segundo a actriz e co-fundadora da ASSITEJ, Sufaida Moyane, o curso surgiu como forma de compartilhar técnicas teatrais com os grupos que têm realizado peças infanto-juvenis em diferentes pontos do país. “Felizmente, há um movimento positivo de teatro para crianças e adolescentes, porém há banalização das regras de constituição das peças para esta camada. Neste sentido, esta formação procurou dar luz sobre os princípios desta modalidade artística”, afirmou. O primeiro ponto referido pela encenadora é a utilização do termo “Teatro para Infância” no lugar de “Teatro Infantil”, visto que este último tem uma conotação banal da prática artística. Você pode gostar também Conferência reúne promotores culturais da África Austral em Maputo Música e poesia na festa da língua portuguesa PARA EXALTAR A MULHER: Tchakaze e “Só Elas” tomam palco de assalto Xiquitsi no festival de Santa Catarina DESTAQUESTEATRO Compartilhar 0 FacebookTwitterPinterestEmail Artigo anterior Detido por roubo e violação sexual Próxima artigo DA CONSULTA À GRAMÁTICA: Ele tinha entregue ou entregado a encomenda! Artigos que também podes gostar INSIDE: Peça teatral aborda medos e frustrações Há 1 dia Lucílio Manjate lança esta tarde “Última Memória de Sthoe” Há 2 dias PGR intima INICC a censurar eventos destinados a crianças Há 2 dias Museus do Mar disponibiliza conteúdos do OSAKA-2025 Há 2 dias “AZGODIALOGAR”: Fórum reúne agentes culturais na capital Há 3 dias Oficina desperta nas crianças interesse pelo meio ambiente Há 7 dias