Segunda-feira, 13 Outubro, 2025
Início » Presidente do Madagáscar denuncia “tentativa ilegal de tomada do poder”

Presidente do Madagáscar denuncia “tentativa ilegal de tomada do poder”

Por Jornal Notícias
498 Visualizações

O Presidente malgaxe, Andry Rajoelina, declarou hoje estar em curso uma “tentativa ilegal e forçada de tomada do poder”, um dia após um contingente de soldados se reunir ao lado de milhares de manifestantes anti-governamentais na capital, Antananarivo.
“A Presidência da República deseja informar a nação e a comunidade internacional que está em andamento em território nacional uma tentativa ilegal e forçada de tomada do poder, contrária à Constituição e aos princípios democráticos”, afirmou Rajoelina, num comunicado citado pela Lusa.
Ontem, soldados malgaxes juntaram-se a milhares de manifestantes nas ruas de Antananarivo, apelando às forças de segurança para “recusarem ordens de disparar” sobre a população e condenando a recente repressão policial.
Antes de abandonarem a sua base militar no distrito de Soanierana, nos arredores de Antananarivo, os soldados do CAPSAT (Corpo do Exército de Pessoal e Serviços Administrativos e Técnicos) apelaram à desobediência. Em 2009, esta mesma base tinha já protagonizado uma rebelião durante o levantamento popular que levou ao poder o actual Presidente.

Leia mais…

Artigos que também podes gostar

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Capa do dia