Sexta-feira, 24 Maio, 2024
Início » Portugal quer renovar missão de treino da UE no país

Portugal quer renovar missão de treino da UE no país

Por admin-sn
127 Visualizações

O embaixador de Portugal em Moçambique, António Costa Moura, prometeu esta quinta-feira que vai lutar para que a Missão de Treino da União Europeia em Moçambique (EUTM-MOZ, sigla em inglês) renove o seu mandato.

“Portugal está e estará sempre na linha da frente da ajuda a Moçambique para combater este flagelo [o terrorismo em Cabo Delgado]”, declarou à Lusa António Costa Moura, à margem de um encontro que manteve com a Comunidade Islâmica de Cabo Delgado em Pemba.

Com um mandato de dois anos, iniciado em Setembro de 2022, a EUTM-MOZ vai avaliar, com as autoridades moçambicanas, o futuro da sua presença em Moçambique, até ao final deste ano, tendo já formado cerca de 60 instrutores moçambicanos que vão continuar o treino de forças especiais, sobretudo para militares na linha frente no combate aos rebeldes em Cabo Delgado.

Além de fornecer treino operativo para a formação de forças de ocorrência rápida (QRF, em inglês), a EUTM-MOZ também forneceu equipamento de combate aos membros dessas unidades, ultrapassando já 80 milhões de euros o valor do material de apoio prestado.

banner

Leia mais…

Artigos que também podes gostar

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Capa do dia