Sexta-feira, 24 Maio, 2024
Início » Petrolífera indonésia cancela encomenda de gás moçambicano

Petrolífera indonésia cancela encomenda de gás moçambicano

Por admin-sn
234 Visualizações

A petrolífera estatal indonésia Pertamina cancelou o contrato para compra de gás natural durante 20 anos à Mozambique LNG, projecto liderado pela TotalEnergies, suspenso desde 2021 devido aos ataques terroristas em Cabo Delgado.
De acordo com o portal Argus, especializado em assuntos de energia, citado pela Lusa, em causa está um acordo celebrado em 2019 prevendo a exportação para a Indonésia de um milhão de mtpa (milhões de toneladas métricas por ano) de gás natural por ano, ao longo de 20 anos.
“Não há nenhuma [penalidade] porque é por força maior, por isso é um acordo [rescindindo o contrato] entre as duas partes”, disse um porta-voz da Pertamina, citado pelo mesmo portal.
O terminal de gás natural que a TotalEnergies começou a construir em Cabo Delgado, Norte de Moçambique, está orçado em mais de 20 mil milhões de dólares, sendo considerado um dos maiores investimentos do género em África, mas a obra está parada desde 2021, na sequência dos ataques terroristas.
O mesmo portal recorda que este é o primeiro cancelamento conhecido de um acordo para exportação de gás a partir daquele terminal, cujo início da operação comercial está prevista para 2028.
A petrolífera francesa TotalEnergies planeia recomeçar as obras de construção de uma central de gás natural liquefeito ainda este ano, anunciou em Setembro o presidente da empresa numa conferência com analistas, considerando que “a situação melhorou claramente” na província de Cabo Delgado.

Leia mais…

Artigos que também podes gostar

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Capa do dia